Detalhes, Ficção e curso de cuidadora



Gislaine Alves por Souza, Doutoranda, Programa por Pós-Graduaçãeste em Saúdo Coletiva, Fiocruz Minas, Fundação Oswaldo Cruz, Instituto René Rachou, Núcleo de Estudos em Saúde Pública e Envelhecimento, Belo Horizonte, MG, País do futebol.

Karla Cristina Giacomin, Médica geriatra, Prefeitura do Belo Horizonte, Secretaria Municipal de Saúpor, Belo Horizonte, MG, Brasil.

Josfoilia Oliveira Araújo Firmo, Pesquisadora, Instituto René Rachou, Fundaçãeste Oswaldo Cruz, Núcleo por Estudos em Saúde Pública e Envelhecimento, Fiocruz Minas, Belo Horizonte, MG, País do futebol.


Imagem: Ritika S em Unsplash

ESTES pesquisadores do Núcleo de Estudos em Saúde Pública e Envelhecimento desenvolvem projetos em saúdo pública, usando ênfase em saúpor da pessoa idosa. No doutorado do Programa de Pós-graduação em Saúdo Coletiva do Instituto René Rachou, uma pesquisa investigou as evidências científicas a respeito do cuidado à pessoa idosa frágil na comunidade, na percepçãeste da própria pessoa idosa. Este artigo “O cuidado usando as vizinhos idosas frágeis na comunidade: uma revisãeste integrativa” publicado na Revista Brasileira por Geriatria e Gerontologia (vol. 23, no. 6), por meio do uma revisãeste integrativa descobriu qual a percepçãeste da pessoa idosa A cerca de a fragilidade difere daquela da literatura biomfoidica qual aponta de modo a reversibilidade dessa condiçãeste.

Para a pessoa idosa, a fragilidade é percebida como um rótulo negativo, usando piora gradual e qual inclui tanto dimensões físicas quanto psicossociais, identificáveis dependendo de os níveis de saúdo e participação social. Esses elementos contribuem de modo a aprimorar a compreensãeste da dinâmica do cuidado e adequar ESTES serviços e estratégias políticas para esse público, as quais efetivamente possibilitem este alcance da integralidade e superioridade por vida dessa população. Nesta entrevista, Gislaine Alves de Souza, doutoranda em Saúdo Coletiva aborda as contribuições do artigo para aumentar a qualidade este cuidado a pessoa idosa frágil.

1. Qual este diferencial desse artigo?

As pessoas idosas frágeis representam a maior parte daqueles de que necessitam do cuidados informais, formais e Destes serviçESTES por saúde. Assim, constitui uma preocupação para a saúdo pública. Contudo, a integralidade do cuidado depende do ponto do Aspecto do receptor, por AS SUAS experiências, e pouca literatura aborda a ótica da pessoa idosa frágil pelo âmbito comunitário. A perspectiva dessa população permanece relativamente desconhecida. Logo, sintetizar evidências científicas é relevante para melhorar a assistência e os cuidados do saúdo.

2. Saiba como a revisãeste integrativa foi sistematizada?

A Procura Destes artigos foi realizada na base de dados da Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (Lilacs), da Medical Literature Analysis and Retrieval System (Medline), Web of Science, Scopus e Scientific Electronic Library Online (SciELO). Nas buscas os termos frail elderly, standard of care, culturally competent care, care; elderly, care, fragility; older adults, care, fragility; frail older people, care; frailty, old, care foram pareados usando o emprego do operador booleano “and”. ESTES crité especialmenterios por inclusão foram artigos disponíveis completos e do entrada livre; publicados entre 2014 e 2019; escritos em língua portuguesa, inglesa, espanhola ou francesa. Foram identificados seis.103 artigos, realizou-se a leitura do resumo por 3.556 artigos selecionando-se 110 qual após a exclusãeste Destes artigos duplicados e leitura na integra 28 artigos foram incorporados a tal revisão.

3. Como é vista a fragilidade pelas pessoas idosas frágeis?

Aparece discrepância entre a operacionalização da fragilidade em contextos clínicos e a compreensão das pessoas idosas. Elas não se curso de cuidador de idosos identificam usando ESTES critfoirios objetivos (Sentido fenotípica) do diagnóstico e este sentimento por fragilidade varia dependendo de ESTES níveis por saúpor e a participaçãeste em atividades físicas e sociais. É recorrente a visãeste da pessoa idosa da fragilidade saiba como 1 rótulo negativo, prejudicial, rejeitado e associado a piora das condições de saúdo, diminuiçãeste da participaçãeste e aumento da estigmatizaçãeste. Aspecto saiba como inevitável, permanente, irreversível e decorrente do envelhecimento, a fragilidade, embora de modo a quaisquer facilite a obtençãeste por assistência, é 1 termo pouco aceito pelas vizinhos idosas de modo a descreverem tua situaçãeste por saúpor. Isso demanda uma inovaçãeste na comunicaçãeste a essa população.

4. Quais necessidades e prioridades aparecem na percepçãeste da pessoa idosa?

As vizinhos idosas frágeis visualizam como prioridade: permanecerem no seu domicílio e se manterem independentes o máximo de tempo possível, preservando sua capacidade para o autocuidado e para as atividades qual consideram importantes, sem depender do 1 terceiro. O apoio psicossocial na comunidade e a escuta às suas demandas sãeste elencados por eles como fundamentais para este natural-estar, reduzindo ansiedade e hospitalização. Nessa perspectiva, a solidãeste é 1 problema de que aumenta a utilizaçãeste Destes serviços. Referem um sentimento do despersonalização quando não estãeste envolvidos nas decisões acerca por seus cuidados.

As pessoas idosas visualizam ter que os serviços ofertarem cuidados mais heterogêneos, personalizado conforme ESTES tópicos do vida diária importantes de modo a cada pessoa, possibilitando a manutenção por sua autonomia apesar da incapacidade. Tais como igualmente ações direcionadas aos aspectos afetivos, psicossociais, espirituais, ambientais, e do apoio aos seus cuidadores. Os achados sinalizam para adequações Destes serviços às necessidades do saúpor da população idosa frágil, qual favoreçam um modelo por cuidado integral. Ao longo do envelhecimento, o apoio e a escuta à pessoa idosa e aos seus cuidadores sãeste necessários para aumentar a segurança no cuidado e sentir melhoramentos a comunicação considerando as escolhas do tratado com ESTES interesses desse público.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *